A concessão de ferrovias e a importância de um bom planejamento

É quase um lugar-comum dizer que ‘no Brasil não há planejamento’. Mas o tema vai além do “não planejar”.

Lendo o Valor Econômico recentemente, me deparei com a matéria escrita pela jornalista Tais Hirata, cujo tema era renovação das concessões de empresas Vale, Rumo e MRS. O texto é claro e estão lá todos os pontos de vista dos envolvidos nesse imbróglio.

Criar planos factíveis e gerar controles de riscos são fundamentais.

Foi graças a essa clareza que voltei a pensar no planejamento.

De acordo com Taís Hirata, de um lado as empresas não têm conseguido cumprir parte das obrigações pactuadas e têm buscado flexibilizações. Do outro, o governo sugere que os investimentos incluídos podem ter sido subestimados frente aos ganhos obtidos pelas empresas.

Vale lembrar que as prorrogações das concessões somente se concretizarão caso 80% de todo o investimento acordado seja feito até 2027, no caso da Rumo e Vale, e 2026 para a MRS.

Essa situação é comum entre clientes que procuram a RGF & Associados, com dificuldades de implementar seu planejamento estratégico ou crescer conforme esperam, principalmente devido a mudanças de premissas utilizadas durante o planejamento.

No caso citado, variações cambiais e o aumento da taxa de juros impactam fortemente os investimentos no setor, uma vez que a maior parte da tecnologia é importada e os investimentos, de ordens bilionárias.

Sem dúvida, o planejamento é um dos pilares de qualquer organização ou projeto.

Muitas vezes, no entanto, ele é visto apenas como uma etapa inicial, sem acompanhamento efetivo do seu progresso. Isso traz à tona a importância do controle de riscos.

Controlar riscos não significa eliminá-los, mas sim identificar, analisar, avaliar e decidir como gerenciá-los. O controle de riscos permite que a empresa esteja preparada para cenários adversos e, ao mesmo tempo, aproveite oportunidades que possam surgir.

Por isso, criar um planejamento factível, com apoio de quem tem experiência em implantação e mecanismos/monitoramentos para controle de riscos são indispensáveis para se cumprir um planejamento.

A RGF & Associados tem experiência em criar e implementar o planejamento estratégico de seus clientes e isso a destaca em criar planos exequíveis.

Leia mais