“Timing” é fundamental em qualquer reestruturação empresarial bem sucedida, principalmente quando se busca a readequação do negócio face a uma nova realidade de mercado.
E isso fica claro no caso do Grupo Madero.
Porém, é preciso voltar no tempo para entender o que se passa com a rede de restaurantes.
Em 2020, com o início da pandemia do COVID, veio o decreto de fechamento do comércio. Nesse mesmo período, o plano de negócio do grupo indicava ser a hora da plena expansão e de abertura de novas lojas.
Em vez de avaliar a nova realidade, o plano de negócios quis se impor a ela.
Com o dinheiro levantado e a estratégia alavancada na abertura de novas lojas, o Madero não reestruturou, a partir do lockdown, seu plano de negócio e decidiu seguir investindo na abertura das novas lojas, apostando que a pandemia logo acabaria e o comércio reabriria.
Pandemia persistiu, comércio não reabriu, o IPO não se concretizou, e o Madero, que não operava com delivery, teve que se adequar às pressas a esse formato. Resultado: em 2021 já acumulava uma dívida de quase R$ 1 Bi.
Ter insistido na abertura de lojas durante a pandemia está sendo uma conta salgada para o grupo. A questão do “timing” é fundamental para reestruturar uma operação.
Quando perceberam que a pandemia não era algo passageiro, era o momento para o Madero ter parado e reavaliado seu plano de negócio para buscar uma linha alternativa de receita, evitando o atual endividamento excessivo.
Com uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada e capacidade instalada excedente em sua cadeia de fornecimento, o Madero teria condições para isso.
Ficar atento aos primeiros sinais de mudança no ambiente em que o negócio está inserido, identificar alternativas para as variáveis que se apresentam e rapidamente fazer as mudanças necessárias para se adaptar ao novo cenário são ingredientes que tornam e mantém os negócios saudáveis e apetitosos a longo prazo para os investidores.
Copyright© RGF - Para quem decide - Todos os direitos reservados -
Política de Privacidade