Um projeto completo de (re)estruturação promove mudanças em como uma empresa se organiza, como ela opera e como ela se financia. Repare que falamos em ‘(Re)Estruturação’ e não apenas em ‘Reestruturação’, porque em muitas situações estruturamos novos negócios, ou novas unidades de negócio, partindo do zero.
Uma (re)estruturação cabe toda vez que há uma mudança de contexto. Nosso trabalho é construir ou recuperar essa capacidade de adaptação da empresa, afinal, é essa capacidade que torna possível a sobrevivência dela através do tempo. Então, (re)estruturação nada mais é do que um processo de mudança em alavancas-chave onde preparamos a empresa para que se desenvolva em um novo ambiente e em um novo momento.
(Re)Estruturação Organizacional
Quando falamos de organização, no contexto empresarial, nos referimos a três pilares: como a empresa organiza o trabalho, como ela organiza as pessoas e como faz sua gestão. Organizamos o trabalho por meio de processos & sistemas, políticas & governança; as pessoas por meio da estrutura de cargos e pelo perfil dos respectivos ocupantes; e a gestão por meio de sistemáticas de controle e avaliação permanente de processos e/ou resultados visando a melhoria contínua dos mesmos.
Nossos projetos de (Re)Estruturação Organizacional, portanto, avaliam o ambiente e o cenário em que a empresa se encontra e (re)definem um ou mais desses pilares que determinam como a empresa deveria se organizar para funcionar com melhor eficácia.
(Re)Estruturação Operacional
Como uma empresa opera refere-se essencialmente à estrutura de sua cadeia de valor, ou seja, como ela produz e entrega o que vende e como ela se relaciona e interage com as partes que dependem dela (seus clientes, parceiros etc.) e com as partes de quem ela depende (seus fornecedores, parceiros etc.).
Nossos projetos de (Re)Estruturação Operacional avaliam todas essas variáveis exclusivamente e também de forma combinada, ponderando como se relacionam ou poderiam se relacionar entre si; e assim (re)definimos um ou mais pilares que constituem a cadeia de valor da empresa encontrando a melhor configuração para ela.
(Re)Estruturação Financeira
Projetos de Reestruturação Financeira tipicamente se traduzem em projetos de reperfilamento de dívida. Buscamos novas condições de prazo e custo, seja com credores atuais, seja com novos, visando a reequacionar o fluxo de pagamentos à capacidade de geração de caixa da empresa, ou até mesmo a simplesmente ajustar o custo da dívida a eventuais condições mais favoráveis de mercado.